Meu Instagram

quarta-feira, 5 de março de 2008

Um pouco da vida de Dona Finasinha


No dia 2 de novembro de 1887, nascia Maria Tinoco Queiroz, filha de Benedito de Azevedo Queiroz e Thereza Linhares Tinoco Queiroz.
Maria diplomou-se professora pela Escola Normal de Campos, que funcionava nas dependências do Liceu de Humanidades de Campos.
Em 6 de abril de 1907, aos 19 anos de idade, casa-se com o engenheiro Atilano Chrisóstomo de Oliveira. Com ele teve uma única filha, Alice, que faleceu antes da mãe, já viúva e herdeira de muitas riquezas. Alice não deixou filhos, portanto D. Finazinha não tinha nenhum herdeiro direto. Tinha, sim, dois irmãos, Abelardo e Carmelita, com quem não tinha muita proximidade pelo fato dos dois terem se distanciado dela pelo seu gênio forte e mania de perfeição.
Além de Finazinha, por ter nascido no dia de Finados, D. Maria também era conhecida como Rainha da Bondade, por seu caráter generoso e espírito de nobreza. Estava sempre disposta a dividir o que possuía com os pobres. Todos os anos, no Natal, filas imensas eram formadas em frente ao portão da Villa Maria para que eles recebessem presentes de D. Finazinha.
Inúmeras entidades de natureza humanitária e social foram beneficiadas financeiramente pela Rainha da Bondade, que tornou-se madrinha dos estudantes do Liceu de Humanidades de Campos, da Associação de Imprensa Campista e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. D. Finazinha patrocinava recitais de bandas dessas entidades, inclusive em sua casa.
Antes de falecer em 18 de dezembro de 1970, aos 83 anos, D. Maria deixou, em testamento, a Villa Maria, para que ali fosse a sede da Reitoria da Universidade que viesse a se instalar em Campos.
23 anos após sua morte, em 8 de dezembro de 1993, sua casa iria se transformar na Casa de Cultura Villa Maria, sede da Reitoria e Centro Cultural da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

NOTA: copiei esse texto daqui. Porém, com muito orgulho, fui eu mesma que o escrevi, depois de ter feito pesquisas sobre a história da Casa de Cultura Villa Maria. Se quiserem saber um pouco mais, caminhem até aqui. Vale a pena!

Um comentário:

  1. Olá Elba
    Passei para espreitar novidades e desejar uma boa semana
    Beijos

    Paula

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita.
Se quiser deixar um recadinho, ficarei feliz.
Volte outras vezes.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...