Meu Instagram

domingo, 1 de junho de 2008

A origem do Crochê / The origin of the crochet / La origen del croché


A origem do crochet é incerta; ignoramos se ela é chinesa (descoberta pela rota da seda), peruana, tunisina, egípcia ou dinamarquesa.Mas os primeiros trabalhos conhecidos como crochet remontam ao fim da Idade Média. Nesse período, as religiosas ensinavam a técnica às jovens de famílias nobres; com o crescimento e a evolução dessa prática manual,o crochet tornou-se o passatempo predileto das damas da corte da Itália,da Espanha e da França.

Na Renascença e durante a época de Luís XIV aprimorou-se a técnica, assim como a qualidade dos trabalhos. A Revolução Francesa propiciou indiretamente a difusão do crochet para todos os países da Europa (Irlanda, Inglaterra, e países nórdicos) graças às famílias nobres que ali se exilaram, levando consigo esse conhecimento. Mas o apogeu do crochet acontece na Irlanda do século XIX, época na qual se transformou numa verdadeira indústria artesanal. Com efeito, após a Grande Fome de 1846, dizem que a madre superiora de um convento daquele país pediu às irmãs que ensinassem a técnica às mulheres do povo, a fim de que pudessem trabalhar sem sair de casa. Essa iniciativa teve um sucesso fabuloso, e assim surgiram as guipures da Irlanda, fabricadas à mão em Dublin e Belfast, e exportadas para o mundo inteiro, particularmente para a Inglaterra vitoriana. Esta renda servia para ornamentar roupas e a lingerie da corte, e com ela também se produziam pequenos objectos para os salões dos palácios.

Na França crescia igualmente o interesse pelo crochet, mas o trabalho feito à mão é progressivamente substituído pela produção industrial. A técnica, que anteriormente passava de geração em geração, numa tradição que unia a transmissão do conhecimento de forma oral e manual, passou a ser objecto de livros, nos quais se publicavam os pontos básicos seguidos de inúmeros projetos e modelos.

Assim, Mademoisellle Riego de La Blanchardière, depois de ter ensinado a técnica do crochet à corte da Rainha Vitória, publicou a primeira revista sobre o assunto: The Needle.A moda do crochet mudou no fim do período vitoriano, nos anos 1890. Já na era eduardiana, a renda crochetada teve o seu ápice entre os anos 10 e 20 do século passado, apresentando texturas e pontos mais elaborados.

As cores fortes cederam lugar ao branco e aos tons pálidos, excepção feita apenas quando a técnica surgia em bolsas. Nesse caso adicionavam-se fios de sedas multicoloridas e miçangas.Após a Primeira Guerra Mundial, surgem poucos modelos de crochet na sua maioria versões simplificadas daqueles que fizeram sucesso no início do século XX. Terminada a Segunda Guerra Mundial, os últimos anos da década de 40 até o início dos anos 60, há um ressurgimento da técnica, agora direccionada ao artesanato decorativo.Fazendo uso de fios coloridos e encorpados, surgiam tapetes, descansos de travessas, pegas etc...

Nos anos 70 popularizaram-se os grandes quadrados multicoloridos de crochet, que os hippies usaram num sem número de aplicações. Hoje ele reina sobre os objetos decorativos e ganhou enorme expressão nas passarelas da moda.

Tipos de crochet

Os tipos relacionados a seguir são derivados da técnica básica de crochet:

Crochet filé: blocos de pontos altos intercalados com “vazios” caracterizam esta trama quadriculada. Alguns riscos simples de ponto cruz podem ser transformados em filé.Crochê tunisino: Usa-se uma longa agulha parecida com a agulha usada em tricô,porém com gancho na ponta. Cada carreira é feita em duas fases, a primeira da direita para a esquerda e a segunda, da esquerda para a direita, sem virar o trabalho.

Broomstick-lace: É um crochet que apesar de ser feito com uma larga agulha de tricô. Na verdade esta ferramenta serve de orientação às laçadas sobre as quais será feita a nova carreira. A sua textura parece-se com o crochet de grampo.

Crochet de grampo ou grampagem: Aqui a ferramenta de sustentação é um grande “U” em madeira ou metal sobre o qual são tecidas faixas com a ajuda de uma agulha de crochet. Depois essas faixas são unidas com uma grande variedade de pontos crochetados.

Crochet duplo: feito com uma grande agulha com ganchos nas duas extremidades.Isso permite que você trabalhe as duas faces da trama, que ficará bem encorpada e, se quiser, em cores alternadas".


Pesquisei AQUI

2 comentários:

  1. oi elba!!!! q bom q nos encontramos nestes blogs da vida!!! obrigada pelos elogios e pela visita!!!!
    já add vc tb na minha lista...seu blog é lindo!!! cheio de novidades!!! se vc tiver orkut...me add tb é só procurar pelo clauddynhasantos@gmail.com...vou procurar o seu..bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGA!!

    ADOREI A FAIXA DO CABELO!!
    LINDA!!

    QUANDO FIZER A FLORZINHA ME AVISE
    ÓTIMA SEMANA PRA VOCE
    SUPER BJOO

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita.
Se quiser deixar um recadinho, ficarei feliz.
Volte outras vezes.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...