Meu Instagram

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bolo/doce de batata doce



Ficou tão gostoso que nem deu para esperar eu tirar a foto...
Invenção minha que foi um SUCESSO!
Cozinhei 3 batatas doces roxas até ficarem desmanchando. Coloquei no liquidificador com um pouco da água que cozinhei, 50 gramas de coco em flocos, 3 gemas, 1 xícara de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina. Bati muito bem e coloquei na forma refratária untada. Levei ao forno a 250 graus por 20 minutos.
Bati 3 claras e fui juntando 1 xícara de açúcar. Ficou um suspiro bem firme. Espalhei sobre o bolo/doce e levei ao forno até ficar moreninho.
Depois foi para a geladeira e quando fui tirar a foto ele estava assim, pela metade... :)
Ficou muuuuito gostoso!!! Podem fazer!
Detalhe importante: tudo o que eu posso comer com a casca, eu como. E quando cozinhei as batatas, não as descasquei. Nem é necessário dizer que lavei abundantemente em água corrente com uma escovinha.




"Benefícios da Batata Doce.
A batata doce é um alimento muito nutritivo, possuindo diversas variedades e é encontrada nas cores externas amarela, branca e roxa.

Ela é rica em carboidratos, fornecendo em cada 100 gramas, 116 calorias. Contém ainda uma grande quantidade de vitamina A, além de vitaminas do Complexo B e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina A conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam a regularizar o aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Procure comprar batata doce de boa qualidade verifique se a superfície está limpa e firme, sem cortes ou sinais de picadas de insetos. Para conservá-la por até 20 dias em boas condições, deixe-a em lugar seco e arejado, longe da luz e de insetos.
Na hora de prepará-la, cozinhe em água fervente em panela tampada e com casca.
Assim você estará evitando que seus nutrientes se percam no cozimento.

Mas lembre que também as folhas da batata doce possuem alto valor nutritivo. Elas podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, com excelentes resultados."

Texto retirado DAQUI.

2 comentários:

  1. Oi elba!!!

    Muita chuva aí?

    Aqui está a chover o dia todo.

    Deve ser uma delícia esse bolo, hummmmmmmmmmmm

    Bjks e bom findi.

    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Olá Elba
    Deve mesmo ter ficado uma delícia...Vou fazer!!!!
    Boa semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita.
Se quiser deixar um recadinho, ficarei feliz.
Volte outras vezes.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...